Por que é impossível fazer cócegas no próprio corpo?
Pessoas são incapazes fazer cócegas no próprio corpo (propositalmente) porque o cérebro prevê seus movimentos antes que eles aconteçam, excluindo a sensação de perigo e pânico que provoca as cócegas.
Quando alguém nos cutuca, o corpo reage, tornando-se tenso.Já quando tocamos o próprio corpo, ele não demonstra reação. Algumas pessoas nunca o contraem pelo toque de outros e portanto não sentem cócegas.
Resultados de pesquisas
______________________________________
Poque sentimos cócegas?
As cócegas são um processo neurológico e físico do corpo
Segundo essa teoria, o cérebro emite um sinal de alarme e o corpo responde rapidamente. Embora essa explicação seja possível, as cócegas estão nos comportamentos de animais sociais, como por exemplo, os macacos, que também fazem cócegas uns aos outros, como uma forma de estreitar as relações entre si.
Geralmente estimulada por um leve roçar da pele, fricção ou pequenas pressões (apertões) em certas partes do corpo, como a barriga, por exemplo, as cócegas são um meio de se aproximar de maneira mais íntima com o outro. Ao receber as cócegas, nosso corpo acaba reagindo com espasmos e
Em 1897 dois cientistas, G. Stanley Hall e Arthur Alley, traçaram uma distinção entre dois diferentes tipos de cócegas:
o segundo tipo, chamado gargalesis, é, por sua vez, desencadeado por uma moderada e repetida pressão sobre determinadas partes do corpo, provocando risadas e movimentos involuntários. Esse tipo de reação só foi observada no homem e em alguns outros primati e é considerado como um mecanismo correlato ao jogo, com implicações psicológicas e sociais mais que fisiológicas. Uma confirmação nesse sentido é o fato de que, enquanto é possível provocar knismesis em si mesmo tocando-se a própria pele, a gargalesis só pode ser provocada pelo contato de uma outra pessoa.
Charles Darwin teorizou a relação entre as cócegas e as relações sociais, argumentando que a cócega provoca risos através da antecipação do prazer. Se fizermos cócegas em um estranho, por exemplo, essa situação não terá um resultado muito positivo, e provavelmente quem recebeu a cócega não irá rir, e sim achar o ato como desagrádavel. As cócegas são feitas entre amigos e parentes, gerando prazer e confiança.
As cócegas são classificadas por psicólogos como parte de um “jogo social” que envolve intimidade e até mesmo a ciência cognitiva. Um estudo com 84 estudantes universitários ingleses indicou que 32% e 36% dos inquiridos não responderam, ou declararam que não gostam de receber cócegas. Porém, no mesmo estudo, os autores descobriram que as pessoas que indicaram que não gostam de receber cócegas riem quando recebem, mesmo que não queiram. Donde se conclui que o riso não necessariamente está associado apenas ao prazer.
As cócegas excessivas podem ser também um meio de prazer sexual, nesse caso sendo tratadas como uma forma de parafilia.
Fonte: Wikipédia
_____________________________________________________________________
Faça este teste para saber se você esta viciado na Internet.
- Você passa mais tempo do que pensa que deveria navegando na internet?
- Você sente que tem problemas em limitar o tempo que passa na net?
Seus amigos ou familiares já reclamaram sobre o tempo que você passa no computador?- Você acha difícil ficar longe da internet por vários dias seguidos?
- Existem áreas da internet ou tipos de arquivos que você acha difícil de resistir?
Você tem problemas em controlar seus impulsos de adquirir itens, produtos ou serviços na internet? - Você já tentou, sem sucesso, encurtar o tempo que passa na internet?
- A maior parte do seu prazer e satisfação na vida vem da internet?
- Seus relacionamentos pessoais ou de trabalho já foram prejudicados pelo tempo que você passa na internet?
Se você tem de 0 a 3 respostas “sim”
Parabéns, você provavelmente tem muito pouca tendência em se tornar um viciado na internet.Se você marcou entre 4 e 6 respostas “sim”
Se marcou quatro respostas sim, pode ou não ter tendência a se tornar um viciado. Se marcou 5 ou 6 respostas, a probabilidade de desenvolver esse problema é maior.Se você marcou de 7 a 9 respostas “sim”
Você já pode ser uma pessoa viciada na internet.Fonte: Jornal ATribuna