quarta-feira, 3 de outubro de 2012

... e depois do fogo uma voz mansa e delicada.






E depois do terremoto um fogo,... e depois do fogo uma voz mansa e delicada. (1 Rs 19.12.)

Perguntaram certa vez a uma pessoa que progredia rapidamente em seu conhecimento do Senhor, qual o segredo do crescimento espiritual. Ela respondeu concisamente: "Obedecer os sinais". E a razão por que tantos de nós não temos mais conhecimento e compreensão do Senhor é que não damos atenção aos Seus delicados sinais, Seus delicados toques de frear e refrear. Sua voz é mansa e delicada. Uma voz assim é antes sentida do que ouvida. É uma pressão suave e constante sobre o coração e a mente; uma voz mansa, quieta e quase timidamente expressa no coração — mas que, se ficarmos atentos, silenciosamente, vai-se tornando cada vez mais clara aos ouvidos do entendimento.

Sua voz é dirigida ao ouvido que ama, e o amor está sempre atento ao mais leve sussurro. Há um tempo, também, em que o amor cessa de falar, se não o atendemos ou não cremos nele. Deus é amor, e se você quer conhecê-lO e à Sua voz, dê constante atenção a Seus delicados toques. Em conversa, quando prestes a dizer uma palavra, dê atenção àquela voz mansa, atenda o sinal e refreie-se de falar.
Quando prestes a seguir em uma direção que lhe parece clara e correta, se vier quietamente ao seu espírito uma sugestão que traz em si quase a força de uma convicção, preste-lhe ouvidos, mesmo que do ponto-de-vista humano a mudança de planos pareça uma grande loucura. Aprenda, também, a esperar em Deus para saber o desenrolar da Sua vontade. Deixe que Deus forme os planos a respeito de tudo o que está no seu coração e mente e deixe também que os execute. Não possua nenhuma sabedoria própria. Muitas vezes Sua maneira de executar o plano parecerá contrária ao plano que Ele próprio deu. Poderá parecer que Ele está trabalhando contra Si mesmo. Simplesmente ouça e obedeça a Deus, e confie nEle, mesmo  que isso pareça a maior tolice. Ele fará que no fim todas as coisas cooperem para o bem.

Assim, se você quer conhecer Sua voz, não pare para pensar oque poderá acontecer. Obedeça, mesmo quando lhe pedir para avançar no escuro. Ele mesmo será sua gloriosa luz. E em seu coração brotará uma afeição e comunhão com Deus poderosa em si mesma para conservá-lo junto a Ele, mesmo nas provas mais severas e sob as maiores pressões.


Livro: Manancial no deserto.